O Eugenio C dá a largada em regata
na orla de Copacabana. Dezembro, 1988.
“Memórias do deck” é a mais completa tradução e o maior compêndio já publicado sobre a indústria de cruzeiros marítimos no Brasil. Amantes das viagens al mare irão mergulhar numa narrativa agradável e penetrante; já os “turismólogos” e leitores do trade turístico ficarão impressionados com a quantidade de dados e fatos levantados por quem protagonizou a evolução da vivência a bordo dos grandes transatlânticos de passageiros nas últimas quatro décadas. Ao resgatar a era de ouro das viagens marítimas, Francisco Ancona Lopez mostra aos leitores que navegar é precioso.
SILVIO CIOFFI
Além de fornecer todas as curiosidades possíveis sobre o mundo da navegação de lazer, “Memórias do deck” traça uma linha do tempo fundamental para se entender o crescimento da indústria de cruzeiros no Brasil. Para quem já sentiu o doce balanço das ondas, o livro também é uma oportunidade de reviver emoções como acompanhar o nascer do sol enquanto o navio sobe o Rio Tejo, em Lisboa, ou percorre a Baía de Guanabara. Deixe-se levar.
MÁRIO VIANA
FRANCISCO ANCONA LOPEZ
Nasceu em São Paulo em 1958.
Publicitário e consultor de marketing, atuou em turismo e cruzeiros marítimos durante 40 anos, com mais de 300 embarques em 25 navios diferentes. Trabalhou com os pioneiros da indústria, comandou eventos e ações de comunicação, montou equipes de artistas e tripulantes. Além disso, liderou iniciativas como o desenvolvimento e implantação de novos roteiros e o lançamento e popularização dos cruzeiros temáticos no Brasil. Desde 2017, faz projetos e presta consultoria para empresas.