A diferença entre ficção científica e distopia


distopia    ficção científica    
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Escrito por: Andrew Milner
Traduzido por: Daniela Toledo

O futuro na ficção científica é, com frequência, apresentado como um cenário distópico. Filmes como Blade Runner, de Ridley Scott, Gattaca Experiência Frenética, de Andrew Niccol e Filhos da Esperança, de Alfonso Cuarón, sem dúvida seguem esse padrão. Mas por quê?

Uma distopia é um mundo imaginário concebido propositalmente como pior que o nosso, enquanto uma utopia é compreendida como melhor. Mas muitos mundos na ficção científica não são melhores nem piores — apenas diferentes.

Um exemplo óbvio é o da franquia Star Wars, criada por George Lucas, com tramas que se passam há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante. Essa galáxia não é, essencialmente, melhor ou pior que a nossa, mas certamente diferente (no espaço, as pessoas podem ouvir você gritar, ao que parece).

Ridley Scott já dirigiu outros dois filmes de ficção científica além de Blade Runner: Alien e Prometheus, mas nenhum deles pode ser considerado de fato distópico ou utópico. Esses mundos são uma extensão lógica do nosso, apesar de terem tecnologias mais desenvolvidas e — a diferença crucial — espécies alienígenas incrivelmente hostis.

Na verdade, muitos filmes de ficção científica são ambientados em um mundo idêntico ao nosso, exceto por alguma invenção fictícia e seu inventor, quase sempre excêntrico ou emocionalmente traumatizado.

Os exemplos incluem várias adaptações cinematográficas: Frankenstein, de Mary Shelley; O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson; A Máquina do Tempo, de HG Wells.

Até mesmo o filme De Volta para o Futuro, de Robert Zemeckis, e suas sequências se encaixam muito bem nesse padrão.

O cinema de ficção científica também pode ser utópico. O mais famoso filme britânico do gênero dos anos 1930, Daqui a Cem Anos (Things to Come), de William Cameron Menzies, era uma utopia, pelo menos à época de sua concepção.

O elenco original de Star Trek.
O elenco original de Star Trek.

Exemplos mais contemporâneos de ficção científica utópica incluem os  filmes da saga Star Trek. O mundo de Star Trek — A Federação dos Planetas Unidos, a Frota Estelar e até mesmo a própria USS Enterprise — é indiscutivelmente utópico. A história se passa em um tempo no qual as inovações tecnológicas resolveram, efetivamente, os problemas práticos que afetavam a humanidade.

As pessoas viajam pela galáxia em naves espaciais, com comida e bebida fornecidas por replicadores, suas fantasias são encenadas e realizadas nos holodecks (simulações que permitem que seus usuários interajam com objetos ou pessoas virtuais). Suas vidas sociais se mostram igualmente sem problemas.

No planeta Terra, a desigualdade e os conflitos sociais foram eliminados, de modo que ambos os sexos, todas as raças e as várias sexualidades são equivalentes. No universo mais amplo, a humanidade vive em paz com os vizinhos alienígenas da Federação.

O que se aplica ao cinema de ficção científica serve também para a literatura do gênero. Romances, peças de teatro e contos podem muito bem ser utópicos, como por exemplo: Daqui a Cem Anos — Revendo o Futuro, de Edward Bellamy; Os Despossuídos, de Ursula K. Le Guin; Pacific Edge, de Kim Stanley Robinson; e Culture, série escrita por Iain M. Banks.

No entanto, o número de obras que retratam distopias talvez seja maior, por exemplo: R.U.R., de Karel Capek; Nós, de Yevgeny Zamyatin; Admirável mundo novo, de Aldous Huxley; 1984, de George Orwell; Fahrenheit 451, de Ray Bradbury; e O conto da aia, de Margaret Atwood.

O mais comum é que não sejam nem um nem outro. Nenhum dos cinquenta e quatro romances de Jules Verne publicados durante a vida do autor se enquadra como utopia ou distopia. Das oito obras da compilação The Scientific Romances of H.G. Wells, da Victor Gollancz, apenas Os Dias do Cometa e Men Like Gods eram utopias. A primeira delas — simultaneamente uma distopia e utopia — foi retirada da coleção Seven Science Fiction Novels, publicada nos Estados Unidos.

Apesar de todas as cuidadosas classificações e remendos, é verdade que muito da ficção científica — e muitas vezes os exemplos mais interessantes, tanto na literatura como no cinema — é de fato uma distopia. Existem, sem dúvida, muitas razões para isso. Mas o mais importante é que a utopia é fundamentalmente entediante, pois nada pode acontecer onde nada está errado.

Escritores e diretores de utopias criaram uma série de estratégias destinadas a contornar esse tédio, entre elas:

  • O romance sexual na utopia (News from Nowhere, de William Morris, e Daqui a cem anos — Revendo o futuro, de Bellamy, adotaram essa estratégia, que foi reutilizada pela grande maioria das utopias subsequentes);
  • A visão distante da utopia de seus perímetros (tanto em Culture, de Banks, e nos filmes de Star Trek, a ação ocorre nos limites da utopia);
  • A ameaça externa à utopia (característica novamente abordada tanto em Culture como em Star Trek).
Cena do filme Daqui a cem anos (Things to come), de 1935, adaptado da obra de William Cameron Menzies.
Cena do filme Daqui a cem anos (Things to come), de 1935, adaptado da obra de William Cameron Menzies.

Mas a persistência dessas estratégias para contornar o tédio sugere o tamanho do problema que ele representa para uma utopia.

Em contrapartida, as distopias raramente são preenchidas pelo tédio, pois a capacidade da crueldade humana permanece estranhamente cativante às nossas sensibilidades pós-lapsarianas (a crença de que o ser humano perdeu sua inocência após descobrir o conhecimento) . No entanto, esta é uma conclusão exageradamente negativa, pois a distopia também tem uma função deliberadamente positiva. 

Os mais sérios e piores mundos da ficção distópica geralmente têm como propósito político e moral a intenção de alertar sobre indesejáveis cenários futuros.

A distopia entra e sai de moda, mas possivelmente foi a mais influente na Europa durante a primeira metade do século 20 — isto é, numa época e lugar em que duas terríveis guerras aconteceram, a Grande Depressão, o stalinismo e o fascismo.  Ou seja, um tempo e lugar com muito a ser advertido.

Se a distopia voltou a ser moda no cinema e na literatura, é quase certo dizer que também temos muito a ser alertados.

Andrew Milner


Professor de inglês e literatura comparada na Monash University.

Link do artigo original.



Daniela Toledo


Tradutora.



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