ebooks gratuitos

As aventuras do Pinocchio de Carlo Collodi

As aventuras de Pinocchio só ficaram conhecidas após a morte de Carlo Collodi, e ainda mais com a adaptação da Disney, no desenho animado de 1940, um dos primeiros longas-metragem do estúdio. Até hoje a história sobrevive pois fala profundamente com

leia mais
Carlo Collodi

Carlo Collodi é o pseudônimo de Carlo Lorenzini, adotado a partir de 1856 em honra ao vilarejo natal de sua mãe. Ele nasceu em Florença, em 24 de novembro de 1826. Foi um jornalista de sucesso, escreveu artigos para jornais de toda a Itália e fundou, em 1848, o seu próprio jornal, Il Lampione. Como escritor, publicou várias obras literárias adultas e infantis, e também ilustrações de humor e de aventura. Em 1881 começou a publicar Storia di um burattino (História de um boneco), com ilustrações de Eugenio Mazzanti, no primeiro periódico italiano voltado ao público infantil (o folhetim Giornale per i bambini). Essa sua obra depois ficaria conhecida como As aventuras de Pinocchio, quando os capítulos foram compilados em livro, em 1883. Collodi morreu em 26 de outubro de 1890, em sua cidade natal, antes de Pinocchio se tornar conhecido mundialmente.

Adriana Zoudine

Adriana Zoudine é formada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e em Educação Artística pelas Faculdades Metropolitanas Unidas FIAM-FAAM. Durante sua carreira em engenharia, morou em São Francisco e em Buenos Aires e fez viagens periódicas a países europeus, com mais frequência à Itália. Após se aposentar, cursou o Programa Formativo para Tradutores Literários da Casa Guilherme de Almeida, passando a participar continuamente de eventos, palestras e cursos na área de tradução. Atualmente se dedica à tradução literária, colaborando com o Instituto Mojo na tradução de obras e artigos em domínio ao público, e outras editoras. Traduz para a plataforma Babelcube Inc., sempre com foco principal na literatura italiana.

Para a Mojo, Adriana já traduziu, além de artigos como Memes da Idade Moderna e Pequenos vermes invisíveis; e os livros de ficção Contos sardos (Racconti sardi, 1894), de Grazia Deledda, e As aventuras de Pinocchio (Le avventure di Pinocchio, 1883), de Carlo Collodi.

 

baixar como:


apoie

newsletter

Share

leia também



livros impressos
a cada livro comprado, mais ebooks gratuitos