Carlo Collodi é o pseudônimo de Carlo Lorenzini, adotado a partir de 1856 em honra ao vilarejo natal de sua mãe. Ele nasceu em Florença, em 24 de novembro de 1826. Foi um jornalista de sucesso, escreveu artigos para jornais de toda a Itália e fundou, em 1848, o seu próprio jornal, Il Lampione. Como escritor, publicou várias obras literárias adultas e infantis, e também ilustrações de humor e de aventura. Em 1881 começou a publicar Storia di um burattino (História de um boneco), com ilustrações de Eugenio Mazzanti, no primeiro periódico italiano voltado ao público infantil (o folhetim Giornale per i bambini). Essa sua obra depois ficaria conhecida como As aventuras de Pinocchio, quando os capítulos foram compilados em livro, em 1883. Collodi morreu em 26 de outubro de 1890, em sua cidade natal, antes de Pinocchio se tornar conhecido mundialmente.
ebooks gratuitos

leia mais leia menos
Adriana Zoudine é formada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e em Educação Artística pelas Faculdades Metropolitanas Unidas FIAM-FAAM. Durante sua carreira em engenharia, morou em São Francisco e em Buenos Aires e fez viagens periódicas a países europeus, com mais frequência à Itália. Após se aposentar, cursou o Programa Formativo para Tradutores Literários da Casa Guilherme de Almeida, passando a participar continuamente de eventos, palestras e cursos na área de tradução. Atualmente se dedica à tradução literária, colaborando com o Instituto Mojo na tradução de obras e artigos em domínio ao público, e outras editoras. Traduz para a plataforma Babelcube Inc., sempre com foco principal na literatura italiana.
Para a Mojo, Adriana já traduziu, além de artigos como Memes da Idade Moderna e Pequenos vermes invisíveis; e os livros de ficção Contos sardos (Racconti sardi, 1894), de Grazia Deledda, e As aventuras de Pinocchio (Le avventure di Pinocchio, 1883), de Carlo Collodi.
apoie
newsletter