ebooks gratuitos

Crônicas do Japão de Príncipe Toneri, Ō-no-Yassumaro

Crônicas do Japão é o segundo registro escrito das histórias, mitos e lendas da civilização japonesa medieval. Importante fonte do pensamento Shintō e da história das primeiras famílias imperiais, Crônicas do Japão narra, por exemplo, a introdução do budismo no país e a

leia mais
Príncipe Toneri, Ō-no-Yassumaro

Ō-no-Yasumaro (太 安万侶, ?-723) era membro da nobreza japonesa, burocrata e cronista. Era provavelmente filho de Ō-no-Honji (多 品治), que participou da Guerra Jinshin (672). Yasumaro é famoso por compilar e editar o Kojiki, a mais antiga obra japonesa conhecida, uma encomenda da Imperatriz Genmei. Ele também provavelmente teve papel de destaque na compilação do Nihonshoki, concluído em 720.

O príncipe imperial Toneri-no-miko  (舎人親王, 676-735) era filho do Imperador Tenmu. Viveu no início do período Nara, quando ganhou poder político como líder da família ao lado do príncipe. Foi o supervisor da compilação do Nihonshoki.

Lica Hashimoto

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e doutora em Literatura Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira também pela FFLCH-USP. Bolsista do Ministério da Educação do Japão (atual MEXT) com especialização em Língua e Cultura Japonesas pela Universidade de Waseda (Tóquio) e do Programa de Treinamento de Professores estrangeiros de Língua Japonesa da Fundação Japão, organização vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. É docente de Literatura Japonesa no curso de Letras Japonês e no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa. Autora de artigos e livros de temas relacionados à Língua e Literaturas Japonesa e Brasileira. Em sua carreira Lica traduziu dezenas de obras da literatura japonesa, do clássico ao contemporâneo.

Cadastre-se para baixar o ebook



Produto relacionado:
Share

leia também



livros impressos
a cada livro comprado, mais ebooks gratuitos