ebooks gratuitos
leia mais leia menos
Ō-no-Yasumaro (太 安万侶, ?-723) era membro da nobreza japonesa, burocrata e cronista. Era provavelmente filho de Ō-no-Honji (多 品治), que participou da Guerra Jinshin (672). Yasumaro é famoso por compilar e editar o Kojiki, a mais antiga obra japonesa conhecida, uma encomenda da Imperatriz Genmei. Ele também provavelmente teve papel de destaque na compilação do Nihonshoki, concluído em 720.
O príncipe imperial Toneri-no-miko (舎人親王, 676-735) era filho do Imperador Tenmu. Viveu no início do período Nara, quando ganhou poder político como líder da família ao lado do príncipe. Foi o supervisor da compilação do Nihonshoki.
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e doutora em Literatura Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira também pela FFLCH-USP. Bolsista do Ministério da Educação do Japão (atual MEXT) com especialização em Língua e Cultura Japonesas pela Universidade de Waseda (Tóquio) e do Programa de Treinamento de Professores estrangeiros de Língua Japonesa da Fundação Japão, organização vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. É docente de Literatura Japonesa no curso de Letras Japonês e no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa. Autora de artigos e livros de temas relacionados à Língua e Literaturas Japonesa e Brasileira. Em sua carreira Lica traduziu dezenas de obras da literatura japonesa, do clássico ao contemporâneo.
Produto relacionado: