O jardim secreto de Frances Hodgson Burnett
A pequena Mary Lennox foi viver na misteriosa mansão do seu tio depois de perder seus pais, um lugar sinistro, cheio de cômodos trancados, um primo doente, criados que agem como patrões e um jardim secreto onde é proibido entrar. Do
leia mais
leia menos
Frances Hodgson Burnett
Frances Hodgson Burnett foi uma romancista bastante conhecida pelas obras O pequeno lorde (1886), A princesinha (1905) e O jardim secreto (1911). Este último não fez tanto sucesso como os anteriores enquanto a escritora era viva, foi só com trabalhos acadêmicos na literatura infantil no final do século passado que o livro foi ganhando cada vez mais destaque e apontado como um dos melhores livros infantis do século XX.
Em uma pesquisa da BBC na Inglaterra em 2003 o livro ficou na 51ª posição dentre todos os livros mais amados pelos britânicos. Em 2012, foi classificado em 15º lugar entre os romances infantis de todos os tempos em uma pesquisa publicada pelo School Library Journal , uma publicação mensal com uma audiência principalmente nos Estados Unidos. (A princesinha ficou com a posição 56 e O pequeno lorde não foi classificado).
A primeira adaptação para o cinema foi feita em 1919, mas acredita-se que o filme esteja perdido, houve ainda outras três adaptações: em 1949, 1993 e a mais recente lançada neste ano de 2020. Houve ainda várias séries de TV e peças teatrais.
Ricardo Giassetti
Consultor em cultura participativa, remix e inovações digitais. Transitou pelos mercados editorial, jornalístico, publicitário e audiovisual em seus trinta anos de carreira. Criou metodologias para localização cultural em países diversos como China, Índia, União Europeia, Estados Unidos e América Latina. Autor de Gunned Down — Down the River (EUA, 2005) e O catador de batatas e o filho da costureira (Brasil-Japão, 2008). É fundador da Mojo (2006) e do Instituto Mojo de Comunicação Intercultural (2018).