Contos da selva de Horacio Quiroga (1878–1937)
Cuentos de la selva, 1918 A selva é o cenário e o personagem onipresente dessas histórias. Naquela época, Quiroga decidiu abandonar o conforto do ambiente urbano para se instalar na selva de Misiones, na tríplice fronteira Brasil-Argentina-Uruguai, parte dela atualmente imersa
leia mais
leia menos
Horacio Quiroga (1878–1937)
Horacio Silvestre Quiroga Forteza foi um escritor uruguaio que viveu a maior parte da vida na Argentina. Ficou famoso por seus contos, que geralmente tratavam de eventos fantásticos e macabros na linha de Edgar Allan Poe e de temas relacionados à selva, sobretudo da região de Misiones, na Argentina. Sua vida foi marcada pela tragédia, a doença e suicídios de familiares e amigos. Embora um grande escritor, era diminuído por seus colegas escritores, principalmente por Jorge Luis Borges, que o classificava como mero discípulo dos autores que o inspiravam. Em sua defesa Quiroga alegava que a humildade e a adoração aos “grandes mestres” eram seu destino e que se orgulhava de ser comparado a eles.
Ricardo Giassetti
Fundador da Mojo, consultor cultura participativa e inovações digitais. Publicitários, jornalista e editor. Autor de Gunned Down — Down the River (Terra Major, EUA, 2005), O catador de batatas e o filho da costureira (JBC, Brasil-Japão, 2008) e tradutor de centenas de obras, criou o programa Literatura Livre com o propósito de construir o maior acervo digital da literatura mundial em domínio público com acesso livre e gratuito.