ebooks gratuitos

Peter Pan & Wendy de J.M. Barrie

Todo mundo, ao menos uma vez, já sonhou em ser eternamente criança. Na prática, não é tão simples assim, quando você tem que conviver com piratas, índios e feras te perseguindo, e muitas vezes o jantar é apenas faz-de-conta. Wendy

leia mais
J.M. Barrie

A obra de James Matthew Barrie (1860-1937), em muitos sentidos, foi um divisor de águas, e ele próprio foi uma síntese de sua época. Viveu na Inglaterra no começo do século 20, pós Revolução Industrial e pré Primeira Guerra, que parecia próspera, renovada e livre. Livre das doenças e crises econômicas que a assolavam no passado, e renovada com os avanços de tecnologia, ciência e medicina. Com isso tudo, a mortalidade infantil já não era algo tão corriqueiro como nos séculos anteriores, o que causou uma alteração da percepção da infância e das crianças. Isso certamente alavancou o gênero literatura infantil. Barrie usou os traumas e perdas de sua vida para criar um personagem e universo que influenciariam toda a literatura do gênero desde então. Envolto em polêmicas pessoais, criou para si próprio um mundo onde não precisava enfrentar as responsabilidades e mazelas do mundo adulto. Um lugar onde se é eternamente criança, uma terra do nunca crescer.

Peter Pan nasceu como uma peça de teatro de grande sucesso e garantiu a Barrie uma vida relativamente tranquila. Sua inspiração para essa história tão comovente foram o casal Llewelyn Davies e seus três filhos, além do próprio irmão mais velho do autor, que morreu prematuramente em um acidente de trenó e deu a ele a ideia de uma criança que nunca envelheceria.

Gabriel Naldi

Tradutor, revisor, publicitário e editor no Instituto Mojo de Comunicação Intercultural. Formado em publicidade e propaganda pela Universidade Metodista e com pós-graduação de Tradução pela Estácio de Sá, Gabriel Naldi possui ampla experiência em planejamento estratégico para ações digitais, em agências de propaganda, empresas e portais. Foi revisor de textos para emissoras e empresas como Petrobras, Band, TV Tribuna, TCE Pará e TCU. Desde 2013, atua como tradutor e revisor de texto, localização de websites, redação publicitária, marketing e tradução literária.

baixar como:


apoie

newsletter

Share

leia também



livros impressos
a cada livro comprado, mais ebooks gratuitos